A cidade que nunca para

São Paulo. Foto: Arnaldo Silva.

São Paulo. Foto: Arnaldo Silva.

Tenho certeza de que você tem uma lembrança, uma historia sobre essa cidade. Eu tenho algumas, desde os tempos em que eu era pequeno e ela grande, embora ainda seja grande demais e capaz de comportar tantas histórias.

Como registrar tanta arquitetura, cultura, historia e gentes diferentes? Talvez esse seja o maior desafio para um fotografo: registrar São Paulo além do que se supõe, pois a cidade esta mais vida na lembrança do que em qualquer foto. Afinal, são tantos e tão conhecidos cartões postais. O que faltaria?

Este sábado, acompanhando um grupo de fotógrafos, tentei capturar isso. Mas como resistir ao pastel da praça da liberdade ou a típica comida japonesa que grita para que a apreciemos? Como dizer não a tantas cores e cheiros? Essa “miscigenação” de religiões, pessoas ou comidas esta em cada esquina. E como resistir a tanta historia e beleza no centro velho? Como não admirar a beleza arquitetônica moderna da Paulista? Ou ao virar uma esquina, comer uma das melhores coxinhas da cidade? Ou aproveitar que se esta em São Paulo e comprar algo? Rs. Como fechar os olhos a tantos problemas sociais que saltam ao teu olhar!? Como resistir ao comum e não registrar essa desigualdade…

Talvez feliz seja o Caetano que conseguir sintetizar tudo isso em na música “Sampa”: “Alguma coisa acontece no meu coração. Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João”. As vezes não se pode registrar o que se sente…

Minhas fotos não tem essa pretensão, mas estou em busca, pois creio que grandes fotógrafos, registram São Paulo! Seja nos detalhes significantes ou numa redescoberta da cidade olhando para os lugares conhecidos, mas com outros recortes, outras intenções, observando detalhes, valorizando novas situações. Talvez a busca seja para sempre… Ainda ei de fotografar o Copan! De forma amadora, segue uma das minhas tentativas…

Deixe um comentário