A beleza e o desespero de Laocoonte e de seus filhos no Ibirapuera…

Laocoonte. Foto: Arnaldo Silva.

Laocoonte. Foto: Arnaldo Silva.

No Ibirapuera existe uma réplica em bronze da famosa escultura grega que representa o apostolo do deus Apolo da cidade de Tróia. Isso ta la escrito por Homero na Odisséia e Ilíada e se você nunca ouviu falar nisso tem um pouco em alguns filmes como Tróia, com o Brad Pitt. Rs.

Esse apostolo pressentindo que o cavalo de Tróia era uma furada dos gregos deixados como presente a porta de suas muralhadas, tentou avisar os troianos a não o levarem para dentro, mas o deus dos mares, Poseidon, amigo dos gregos, mandou duas serpentes marinhas para devorar o profeta e seus filhos.

A escultura original que é provavelmente do século I a.c. foi encontrada em 1506 em umas vinhas na região das antigas termas de Tito.

Tudo isso esta ali perto do portão A9 no Parque Ibirapura desde 1954 quando o parque foi inaugurado através de uma replica em bronze da original que esta no vaticano. A expressão de desespero que representa a luta pela vida e a necessidade de comunicar aos troianos o perigo, é uma das esculturas mais perfeitas da antiguidade e sequer ha uma placa indicando que foi feita em bronze pela equipe de escultores, Professores e Alunos do Liceu de Artes e Ofício de São Paulo.

O que mais me impressionou foi a expressão facial de desespero. E vc?

Deixe um comentário